terça-feira, junho 15, 2004

Autor de uma guerra insana

Aliados. De quem? O grupo inicialmente formado por Inglaterra, Espanha, Turquia, e liderados pelos EUA, autodenominados Aliados, hoje só restam fragmentos de uma aliança frustrada, caótica e patética. Tony Blair de rabo preso com Bush não sabe o que fazer pra se livrar da vergonha (sem falar do medo), enquanto o mundo volta seus olhos para a TV, esperando mais fotos de torturas grotescas.

O aliado que virou ditador, o ditador que virou inimigo, e o inimigo que virou mártir, eis o resultado das sementes plantadas pelos "americanos" no Iraque, donde nasceu Sadan Hussein... Americanos vírgula. Estadunidenses, porque mesmo mexicanos e canadenses são norteamericanos e não tem nada a ver com essa história. Como Eduardo Galeano (jornalista uruguaio) bem lembra, foram os mesmos EUA quem financiou a ascenção de Sadam Hussein e que mais tarde o depôs. E estes também são responsáveis pelo treinamento de um Saudita de nome Osama bin Laden. Mas EUA, Iraque, George Bush, Hussein e Osama são apenas atores de um roteiro melindrosamente escrito por um outro autor há muito presente na história da humanidade: o Mercado, de apelido Dinheiro, acompanhado de sua amante, a Ganância.

Antes da Revolução Industrial ele era apenas um garoto desequilibrado e perturmado, semeando a ganância em todos os cantos da terra, mas então se transformou num monstro, um psicótico manipulador de mentes poderosas, que corrói e destrói por completo aqueles que se deixam seduzir com a ilusão de obter mais poder, usando de ferramentas de morte travestidos de "Pacificadores", "Aliados", ou seja lá o que for.

O rio de ódio e discórdia desce ao mar da guerra cada vez mais feroz, deixando por onde passa os sinais da destruição. Nem Bush nem Hussein viverão para ver o fim dessa novela, talvez nem eu nem você, mas que os inocentes - pequenos grãos de areia nessa furiosa erosão - possam ter ao menos uma chance de serem livres.