quinta-feira, junho 24, 2004

E essa agora, Maluf?

Vocês assistiram nesta semana ao programa político do PP, quero dizer, do Maluf? Uma mistura de informe publicitário das indústrias Eucatex, de propriedade de Paulo Maluf, de saudosismo familiar e cara-de-pau, marcaram a noite de segunda-feira (21).

Eu não acreditei quando assisti àquele disparate. Concordo que seja verdadeiro o fato de ele possuir muitos bens, mas todos sabemos que é verdadeiro o ditado que diz "quanto mais se tem mais se quer".

O que você acha dessa polêmica? Comente aqui...

quarta-feira, junho 16, 2004

Contradições Paulinas

Seria cômico se não fosse trágico! Mais um episódio da novela "Paulo Saindo Pela Tangente Maluf" acabou com um sorriso largo e amarelo do ex prefeito de São Paulo. Nessa terça-feira, mais uma vez ele saiu ileso da audiência na Promotoria de Justiça com o mesmo discurso de sempre: "Jamais assinei este documento"!

Dá pra acreditar numa coisa dessas? Depois de tantas evidências, o cara ainda tem a coragem de dizer que não tem nada a ver com isso? Está cada dia mais difícil esconder a lama nos bolsos, meu caro Maluf. Caro saiu a conta que o Brasil pagou pra garantir a mordomia e herança da prole Maluf. O pior é que a justiça ainda lhe garante alguns privilégios como redução de pena por ser maior de 65 anos, além dos inúmeros recursos que ele pode requerer, só pra atrazar o processo.

Ah, se isso fosse a 2000 anos atrás... O seu chará certamente estaria enfurecido. Paulo Maluf vive a vida de um apóstolo às avesas. Paulo, o discípulo de Jesus, negou todas as mordomias de uma vida tranquila como pensador romano, professor das doutrinas judaicas, fariseu e perseguidor de cristãos, para tornar-se o discípulo que mais viajou em nome da evangelização dos povos. Negou a tudo e ainda trabalhava no ofício de fabricar tendas para custear suas viagens.

É ironicamente interessante como a realidade destes dois Paulos é contrária e inversamente proporcional. Enquanto um negou toda sorte de fortuna e poder, o outro buscou com unhas e dentes a fortuna sorrateiramente conquistada às custas do povo, do assalariado. Indivíduos estes que por sua ignorância acabarão por serem seduzidos pelo discurso populista, quero dizer, malufista, dando seu voto a este Paulo nas próximas eleições à prefeitura de São Paulo.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm", ou diria Paulo, o Maluf, parafraseando seu chará, Paulo de Tarso, "Todas as coisas me são lícitas, e todas me convêm"!

terça-feira, junho 15, 2004

Autor de uma guerra insana

Aliados. De quem? O grupo inicialmente formado por Inglaterra, Espanha, Turquia, e liderados pelos EUA, autodenominados Aliados, hoje só restam fragmentos de uma aliança frustrada, caótica e patética. Tony Blair de rabo preso com Bush não sabe o que fazer pra se livrar da vergonha (sem falar do medo), enquanto o mundo volta seus olhos para a TV, esperando mais fotos de torturas grotescas.

O aliado que virou ditador, o ditador que virou inimigo, e o inimigo que virou mártir, eis o resultado das sementes plantadas pelos "americanos" no Iraque, donde nasceu Sadan Hussein... Americanos vírgula. Estadunidenses, porque mesmo mexicanos e canadenses são norteamericanos e não tem nada a ver com essa história. Como Eduardo Galeano (jornalista uruguaio) bem lembra, foram os mesmos EUA quem financiou a ascenção de Sadam Hussein e que mais tarde o depôs. E estes também são responsáveis pelo treinamento de um Saudita de nome Osama bin Laden. Mas EUA, Iraque, George Bush, Hussein e Osama são apenas atores de um roteiro melindrosamente escrito por um outro autor há muito presente na história da humanidade: o Mercado, de apelido Dinheiro, acompanhado de sua amante, a Ganância.

Antes da Revolução Industrial ele era apenas um garoto desequilibrado e perturmado, semeando a ganância em todos os cantos da terra, mas então se transformou num monstro, um psicótico manipulador de mentes poderosas, que corrói e destrói por completo aqueles que se deixam seduzir com a ilusão de obter mais poder, usando de ferramentas de morte travestidos de "Pacificadores", "Aliados", ou seja lá o que for.

O rio de ódio e discórdia desce ao mar da guerra cada vez mais feroz, deixando por onde passa os sinais da destruição. Nem Bush nem Hussein viverão para ver o fim dessa novela, talvez nem eu nem você, mas que os inocentes - pequenos grãos de areia nessa furiosa erosão - possam ter ao menos uma chance de serem livres.

Um Blog de pensamentos úteis e inúteis

Navegando pela internet nos últimos mêses, é impossível não se dar conta da "avalanche" que a fotografia digital amadora causou na rede. Os famosos Blogs e Fotoblogs se tornaram a sensação de todos aqueles que tem uma máquina fotográfica digital, um computador ligado à internet (mesmo aqueles que ainda estão na era da linha discada) e algum conhecimento básico de informática.

Por semanas eu ficava me perguntando: será que eu vou ser pêgo por essa avalanche? Pois é, eis-me aqui começando a minha aventura no mundo dos Blogs e Fotoblogs.

Depois de ficar um bom tempo juntando grana, finalmente consegui comprar uma máquina digital e agora posso arriscar algumas brincadeiras. Não sei se vou ter sucesso nessa empreitada, mas estou achando divertido entrar nesse novo mundo de entretenimento e comunicação.

Eu estava visitando uns blogs de amigos e de celebridades como Marcelo Tas, e me veio a mente a idéia de fazer um site misturando Blog, revista, Fotoblog, etc. O resultado ainda não está do jeito que eu esperava, mas como um site (seja ele qual for) NUNCA fica pronto, ele sempre está mudando e melhorando, eu desencanei da utopia de deixar o site pronto e depois publicar.

Ao criar este blog, eu não imaginei um site sério, não mesmo! Tá certo que ele tem muito do conceito dos blogs tradicionais onde o proprietário publica textos e fotos que ficam disponíveis para visualização e comentários do público, mas apesar de aqui tudo acontecer "mais ou menos" da mesma forma, vou fazer algumas experiências malucas aqui. Ainda não tenho em mente todo o formato, mas algumas coisas já estão a caminho. E o mais legal de tudo - os comentários da galera - estarão disponíveis em todos os textos e fotos inseridas aqui.

Sinta-se a vontade e espero que em cada coisa que eu colocar aqui você encontre um momento de descontração e de uma forma ou de outra passará a me conhecer um pouco melhor. Curta!